A dinâmica do emprego industrial na região centro-oeste (2009-2019)
Palavras-chave:
emprego industrial, Análise Exploratória de Dados Espaciais, Centro-OesteResumo
O objetivo deste estudo é analisar a dinâmica do emprego industrial na região Centro-Oeste, nos anos de 2009 e 2019. Pretende-se avaliar se houve desconcentração ou concentração de emprego nessa região. Os dados utilizados foram da RAIS do Ministério do Trabalho e empregou-se o método de Análise Exploratória de Dados Espaciais. Os resultados encontrados do Índice de Moran Global indicaram correlação espacial positiva, ou seja, uma forte concentração industrial na região. Os municípios que tiveram formação de clusters estavam próximos das capitais e faziam fronteira com outros Estados. Em comparação com o ano de 2009, em Goiás identifica-se um aumento de munícipios com clusters nas regiões metropolitanas, e no Mato Grosso do Sul aconteceu o efeito contrário, com redução dos aglomerados industriais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Economia do Centro-Oeste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.