Desemprego no Brasil: primeiro trimestre de 2018 e primeiro trimestre de 2019
DOI:
https://doi.org/10.5216/reoeste.v6i1.62869Palavras-chave:
Desemprego, Decomposição, Conjuntura EconômicaResumo
Por meio deste estudo analisam-se as mudanças na composição do desemprego no Brasil no primeiro trimestre de 2018 e no primeiro trimestre de 2019. Apresenta-se a decomposição dos indicadores a partir da aplicação da metodologia proposta por Courseuil et. al (1997). Os principais resultados indicam que o perfil dos desempregados no Brasil se alterou ao longo dos anos. Verificou-se que a região Centro-Oeste, os indígenas, as mulheres, os indivíduos com especialização, mestrado e/ou doutorado e as pessoas acima de 61 anos foram os que mais contribuíram para o desemprego total do país. Constatou-se que os fatores relacionados a demanda por trabalho tiveram uma maior intensidade nestes resultados. Desta forma, esses fatores devem ser motivos de elaboração de políticas públicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.