Discriminação e Classificação da Exclusão Financeira a partir da Análise de Agrupamentos e Redes Neurais

Autores

  • José Leonardo Ribeiro Macrini Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ITR/UFRRJ)
  • Roberto Salvador Santolin Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ITR/UFRRJ)
  • Cinthia Rodrigues de Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Teofilo Henrique Pereira de Paula Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ITR/UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5216/reoeste.v5i1.57932

Palavras-chave:

Exclusão Financeira; Classificação; Redes Neurais.

Resumo

A identificação da exclusão financeira está muitas vezes sujeita a elevado grau de subjetividade. Entretanto, o critério de separação, entre excluídos e não excluídos, é uma questão pouco explorada. Frequentemente, o limite que separa as duas categorias tem caráter difuso e subjetivo. O presente trabalho tem como objetivo propor uma metodologia, baseada em Análise de Agrupamentos e Redes Neurais, para a delimitação em questão. Utiliza-se, para tanto, dados de uma pesquisa empírica realizada no município de Três Rios (Brasil). Espera-se que esta investigação possa contribuir para o delineamento e execução de políticas voltadas para a promoção da inclusão financeira e bancarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Leonardo Ribeiro Macrini, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ITR/UFRRJ)

Doutor em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Mestre em Engenharia Elétrica pela mesma instituição. Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ITR/UFRRJ) e membro do Grupo de Pesquisa em Moeda e Desenvolvimento (ITR/UFRRJ). 

Roberto Salvador Santolin, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ITR/UFRRJ)

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG) e mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ITR/UFRRJ) e membro do Grupo de Pesquisa em Moeda e Desenvolvimento (ITR/UFRRJ). 

Cinthia Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Economia pela mesma instituição e membro do Núcleo de Estudo em Economia Brasileira (NEB/UFF). 

Teofilo Henrique Pereira de Paula, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ITR/UFRRJ)

Pós-doutor em Economia pela Leeds University - UK, doutor em Economia  pela Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/ UFMG) e mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ITR/UFRRJ) e membro do Grupo de Pesquisa em Moeda e Desenvolvimento (ITR/UFRRJ). 

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

MACRINI, J. L. R.; SANTOLIN, R. S.; DE OLIVEIRA, C. R.; DE PAULA, T. H. P. Discriminação e Classificação da Exclusão Financeira a partir da Análise de Agrupamentos e Redes Neurais. Revista de Economia do Centro-Oeste, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 2–19, 2019. DOI: 10.5216/reoeste.v5i1.57932. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reoeste/article/view/57932. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos