As características dos indivíduos são determinantes para as desigualdades regionais em educação no Brasil? Uma análise para os anos de 2004 e 2014
DOI:
https://doi.org/10.5216/reoeste.v4i2.56368Resumo
Em um contexto de desigualdade econômica regional e educacional, estudos que abordam essa temática têm ganhado importância no meio acadêmico. A contribuição deste trabalho está em alinhar os debates sobre estes dois temas no cenário brasileiro e responder a seguinte pergunta: a distribuição espacial de características dos indivíduos e suas famílias, que reconhecidamente afetam a educação das crianças e jovens, são determinantes importantes nas desigualdades regionais em educação que são observadas no Brasil? Usando a metodologia proposta por Juhn, Murphy e Pierce (1993), com dados da PNAD para os anos de 2004 e 2014, para jovens entre 14 e 17 anos, encontramos que o principal determinante da desigualdade é a diferença nos parâmetros dos jovens e seus familiares, ou seja, como as características individuais são transformadas ou convertidas em educação, são os principais fatores para desigualdade. Porém, outras características individuais como escolaridade dos pais ou jovens estudar em escola particular, por exemplo, contribuem para a redução da desigualdade. Além disso, nota-se que a desigualdade educacional entre as regiões vem reduzindo ao longo do tempo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.