Discriminação salarial de gênero no Centro-Oeste brasileiro: o preço do trabalho da mulher
DOI:
https://doi.org/10.5216/reoeste.v4i1.52144Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar a discriminação salarial entre homens e mulheres na região Centro-Oeste do Brasil. Para tanto, realizou-se a decomposição salarial de Oaxaca-Blinder, a partir dos microdados das PNADs 2003 e 2013. Verificou-se que: i) a educação e a experiência no trabalho contribuíram positivamente para maiores níveis salariais, todavia, os salários masculinos foram superiores aos femininos e o hiato salarial por sexo elevou-se na região; ii) uma parcela deste diferencial é atribuída ao fator discriminante; iii) houve um aumento da discriminação salarial entre os gêneros na região, contrariamente ao que ocorreu no âmbito nacional; e iv) as diferenças e a discriminação de salários entre homens e mulheres não brancos foram inferiores aos brancos, e elevaram-se para os dois grupos de cor de pele.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.