Análise das contribuições econômicas da Ferrovia Norte-Sul nos municípios goianos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/reoeste.v4i1.50202

Resumo

O objetivo do trabalho consiste em analisar as contribuições econômicas da Ferrovia Norte-Sul (FNS) nos municípios goianos. É feito uma análise descritiva de dados do PIB per capita de 2003 a 2013, arrecadação tributária e renda do trabalho, ambos de 2003 a 2015. Os municipios goianos analisados são aqueles cortados pelo trecho Palmas/TO – Uruaçu/GO – Anápolis/GO. Os resultados mostram que apenas a construção da FNS não foi sufuciente para contribuir para a melhora do produto nos municípios analisados, seria necessário também estimular atividades de apoio que geram efeitos de transbordamento na economia. Em relação à renda do trabalho e arrecadação tributária, apresentam uma tendência de melhora nos indicadores nos anos de auge da construção da FNS, mas que não se mantêm após o término das obras. Esse fato pode ser explicado pelo fato da ferrovia não estar em operação, dificultando a consolidação dos investimentos nos muncípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Carvalho de Castro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Professora de economia FACE/UFG

Mestre em Economia UFG

Fabricio Schlag

Docente da Universidade Estadual de Goiás

Mestre em Engenharia Elétrica

Flávia Rezende Campos, Universidade Federal de Goiás

Professora de Economia FACE/UFG

Doutora em Geografia UFG

Referências

ADORNO, L. F. M. Ferrovia Norte-Sul: Na Trilha da Questão Regional. Palmas: Unitins, 1999.

ARAÚJO, M. P. Infraestrutura de Transporte e Desenvolvimento Regional: uma abordagem de equilíbrio geral inter-regional. 2006. 115f. Tese (Doutorado em Ciências). Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Universidade de São Paulo. Piracicaba, 2006. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11132/tde-07062006-162615/pt-br.php.> Acesso em: 08 set. 2016.

BARAT, J. Logística, Transporte e Desenvolvimento Econômico: A visão macroeconômica. São Paulo: Editora CLA, vol. III, 2007.

BATISTA – FILHO, José Anunciação. A Infraestrutura de Transporte e Impactos dos Investimentos da Construção da Ferrovia Norte-Sul no Tocantins: Uma Abordagem Insumo – Produto. 2009. 200f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio) – Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2009.

CAIXETA-FILHO, J. V.; MATINS, R. S. Gestão Logística do Transporte de Cargas. 1.ed. São Paulo: Editora Atlas, 2011.

CAMPOS, F. R. A Influência da Ferrovia Norte-Sul no Desenvolvimento Regional do Território Goiano. 2015. 258f. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2015.

CAMPOS, F. R.; CASTRO, A. C. Contribuições da Construção da Ferrovia Norte-Sul nos Munícipios do Centro-Norte Goiano. Conjuntura Econômica Goiana, nº 28, mar. 2014.

DIÁRIO DA MANHÃ. Centro-Oeste: O caminho do novo Brasil. Suplemento Especial Ferrovia Norte-Sul. Goiânia, ago. 1988.

IMB, Instituto Mauro Borges de Estatística e Estudos Geoeconômicos. Estatísticas Municipais (Séries Históricas). Disponível em: < http://www.imb.go.gov.br/perfilweb/estatistica_bde.asp>. Acesso em: 06 set. 2016.

RAIS, Relação Anual de Informações. Disponível em: < http://bi.mte.gov.br/bgcaged/login.php>. Acesso em: 06 set. 2016.

REIS, E. A.; REIS, I. A. Análise Descritiva de Dados Síntese Numérica. Instituto de Ciências Exatas. Departamento de Estatística. Universidade Federal de Minas Gerais: 1ª ed. 2002. Disponível em: <ftp://ftp.est.ufmg.br/pub/rts/rte0202.pdf>. Acesso em: 06 out. 2016.

SEGPLAN. Ferrovia Norte-Sul. O caminho da integração. Revista Economia e Desenvolvimento. Conjuntura Socioeconômica de Goiás, Goiânia: SEGPLAN, ano 10, n. 28, out. 2008.

SICONFI, Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro. Disponível em: < https://siconfi.tesouro.gov.br/siconfi/pages/public/consulta_finbra/finbra_list.jsf;jsessionid=95HE8M7PcRW2UCk571xSTPfP.node3>. Acesso em: 05 set. 2016.

VALEC. Ações e Programas – Ferrovias VALEC. Disponível em: http://www.VALEC.gov.br/acoes_programas/FNSFerroviaNorteSul.php. Acesso em: 03 jan. 2017.

VALEC. Relatório de impacto ambiental. Divisa Petrolina de Goiás/ Jesúpolis – Ribeirão Sete Voltas (Goianésia). Ministério dos Transportes. Engenharia, Construções e Ferrovia S/A. 2002.

VALEC, Trecho Açailândia (TO) – Uruaçu (GO) – Anápolis (GO). Disponível em: < http://www.VALEC.gov.br/acoes_programas/FNSPalmasUruacuAnapolis.php>. Acesso em: 06 set. 2016.

Downloads

Publicado

2018-09-24

Como Citar

CARVALHO DE CASTRO, A.; SCHLAG, F.; REZENDE CAMPOS, F. Análise das contribuições econômicas da Ferrovia Norte-Sul nos municípios goianos. Revista de Economia do Centro-Oeste, Goiânia, v. 4, n. 1, p. 31–48, 2018. DOI: 10.5216/reoeste.v4i1.50202. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reoeste/article/view/50202. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos