Investimento em infraestrutura logística, comércio internacional e crescimento econômico de longo prazo: uma análise a partir de simulações computacionais

Autores

  • Matheus Silva de Paiva Universidade de Brasília
  • Guilherme Jonas C. da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Júlio Fernando Costa Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5216/reoeste.v1i2.38827

Resumo

O trabalho tem por objetivo desenvolver um modelo de crescimento econômico compatível com a Lei de Thirlwall (1979). O modelo originalmente desenvolvido por Thirlwall desconsidera a carência em infraestrutura como fator limitante ao fluxo de comércio e, portanto, ao crescimento econômico. A hipótese do trabalho é que os investimentos públicos perenes em infraestrutura de transporte são decisivos para o crescimento sustentado. Assim, pretende-se avançar no debate teórico introduzindo o hiato da infraestrutura no modelo original. Além disso, realizam-se simulações a fim de testar a validade da “Lei de Thirlwall”, bem como identificar quais os impactos do investimento público em infraestrutura sobre o crescimento de longo prazo, com o intuito de propor políticas econômicas que melhore o comércio externo brasileiro.

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Publicado

2015-12-01

Como Citar

PAIVA, M. S. de; DA SILVA, G. J. C.; COSTA SANTOS, J. F. Investimento em infraestrutura logística, comércio internacional e crescimento econômico de longo prazo: uma análise a partir de simulações computacionais. Revista de Economia do Centro-Oeste, Goiânia, v. 1, n. 2, p. 70–86, 2015. DOI: 10.5216/reoeste.v1i2.38827. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reoeste/article/view/38827. Acesso em: 9 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos