Área de livre comércio entre Estados Unidos e União Europeia: limites e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.5216/reoeste.v1i2.38825Resumo
O objetivo deste artigo é contribuir para o debate sobre a importância da formação de uma área de livre comércio entre Estados Unidos e União Europeia, Transatlantic Trade and Investment Partnership (TTIP). Neste sentido, são analisados os fundamentos teóricos da integração econômica, bem como são apresentados os principais acordos regionais de comércio. Além disso, faz-se uma síntese das principais pesquisas sobre o TTIP. Com base nas discussões feitas ao longo do trabalho, constata-se que os impactos do acordo têm os efeitos mais acentuados quando há eliminação ou redução das barreiras não tarifárias do que das barreiras tarifárias. O TTIP beneficia, em termos econômicos, principalmente os países pertencentes ao bloco, Estados Unidos e União Europeia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.