Concentrações espaciais do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO): o caso de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5216/reoeste.v1i2.36892Resumo
Este artigo examina a influência do espaço na distribuição de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) entre 2004 e 2011 nos municípios goianos para os programas Empresarial e Rural. Apresenta-se brevemente a desigualdade regional em Goiás. As correlações espaciais foram verificadas por meio do Índice de Moran global e local (LISA), que mostrou que a distribuição do FCO não depende somente das atividades econômicas do município, influenciada também pelos recursos que circulam na vizinhança. Existem clusters de recursos do FCO para o Empresarial na região próxima à Goiânia e Anápolis, e do Rural principalmente no sudoeste goiano.
Downloads
Referências
ALMEIDA, E. Economia espacial aplicada. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.
ANSELIN, L. Spatial Econometrics. in Baltagi B. H. (ed.). A Companion to Theorical Econometrics. Blackwell Publisher. Oxford. 2001.
CASTRO, S. D. ; ESTEVAM, L.; ARRIEL, M.; BRITO L.; COSTA, W.; COSTA L. Análise do balanço de pagamentos do Estado de Goiás e a importância dos APLs no fluxo de comércio. In Análise do Mapeamento e das Políticas Para Arranjos Produtivos Locais no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Florianópolis: UFSC (Convênio/Contrato FEPESE-BNDES), 2009.
DARMOFAL, D. Spacial econometrics and political science. Mimeo, Department of Political Science, University of South Carolina, Columbia, 2006.
ESTEVAM, L. O tempo da transformação: estrutura e dinâmica da formação econômica de Goiás. Editora da UCG, Goiânia, GO, 2004.
HIRSCHMAN, A. O. Desenvolvimento por efeitos em cadeia: uma abordagem generalizada. In SORJ, B.; CARDOSO, F. H.; FONT, M. (Orgs.). Economia e movimentos sociais na América Latina. São Paulo: Brasiliense, 1985.
IMB – INSTITUTO MAURO BORGES DE ESTATÍSTICAS E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS. Produto Interno Bruto dos municípios goianos 2011. Goiás: Dezembro, 2013.
IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Tutorial IpeaGEO. Versão 2.1.14_08_06, 2014.
LESAGE. J.; PACE. R. K. Introduction to Spatial Econometrics. CRC Press. 2009.
MORAN, P. A. The interpretation of statistical maps. Journal of the Royal Statistical Society, B 10: 243–51, 1948.
MONTENEGRO, R. L.; GONÇALVES, E.; ALMEIDA, E. Dinâmica Espacial e Temporal da Inovação no Estado de São Paulo: Uma Análise das Externalidades de Diversificação e Especialização. Estudos Econômicos, 41(4), outubro/dezembro, 2011.
PINHEIRO, A. C.; MOURA, A. Segmentação e uso de informação nos mercados de crédito brasileiros. Textos para Discussão do BNDES. Rio de Janeiro. 2001.
QUEIROZ, S. F.; DIAS R. G.; FORNAZIER, S. M. O PIB agropecuário os municípios de Goiás: uma análise da distribuição espacial e do grau de especialização em 1999 e 2009. In Anais do 52º Congresso SOBER - Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, Goiânia, 2014.
RESENDE, G.; ARRIEL, M.; LEITE, E. Macroimpactos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste – FCO: o caso de Goiás. Estudos do IMB, julho, 2014.
RESENDE, G.; ARRIEL, M.; LEITE, E; A. F. LIMA. Micro e macroimpactos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste – FCO: o caso de Goiás. Estudos do IMB, setembro, 2014.
SOUZA, E. C.; SILVA, G. J; MARTINS, H.E. Produção Agropecuária em Minas Gerais (1996 – 2006): Padrões de Distribuição, Especialização e Associação Espacial em Nível Municipal. In Anais do XXXVI Encontro Nacional de Economia, Foz do Iguazu, ANPEC, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.