Os resumos escolares e a melhora da prática educativa: contexto da cultura Hñahñu
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v4i0.59366Palavras-chave:
Representações, Resumos escolares, Atividades acadêmicas do professor, Atividades acadêmicas de criançasResumo
O presente trabalho parte da concepção de docência como um saber (Stardif, 2004: 112) que dá, aos atores, razões para agirem como agem, levando em conta a realização de certos propósitos. Ou seja, tratam-se de conhecimentos que os professores exercem sobre as pessoas para formá-las em função de certas representações. Neste caso, estudou-se uma representação (Lefebrve, 1983), sua estrutura e orientação exercida por uma professora Hñähñu, no ensino de resumos escolares, em uma turma de sexto ano, de uma Escola Intercultural bilíngüe, da região do Vale do Mezquital, no estado de Hidalgo, México, evidenciando as implicações acadêmicas e culturais que fundamentam uma abordagem didática, bem como suas derivações
formativas no enfrentamento desse processo educacional e na busca de elementos para criar uma nova representação didática. Metodologicamente, o trabalho centrou-se nas diretrizes propostas por Stake (1999) para a realização de estudos de caso; e em Candela (1999), para a realização de estudos de caso em sala de aula, recorrendo à observação, ao uso do diário de campo e à elaboração de mapas conceituais, criados para avaliar as implicações desse fato formativo. Os resultados dessa pesquisa nos permitem mostrar as implicações na construção de representações e nas crenças que um professor indígena parece estabelecer em suas práticas didáticas, dentre elas: o manejo das suas aulas e a definição de quem são os melhores
alunos para elaborar resumos escolares e, neste contexto, é significativo analisar os poucos elementos sócioculturais e didáticos que levam em conta, para fazer essa afirmação acadêmica, e a necessidade urgente de criar uma nova representação para o seu ensino (Lefebrve, 1983)
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras(es) autorizam a Articulando e Construindo Saberes a publicar artigo, caso seja aceito, firmando sua contribuição como original e não submetida a outra editora para publicação. Em caso de aceite e publicação, artigos da Articulando e Construindo Saberes possuem licença Creative Comons CC-BY.