Apontamentos críticos sobre a colonialidade do saber: em defesa da pluralidade na construção do conhecimento

Autores

  • Naiara Cristina Santos de Souza
  • André Marques do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v3i1.55383

Palavras-chave:

Colonialidade do saber, Escrita acadêmica, Interculturalidade Crítica

Resumo

Neste artigo, problematizamos sobre como o modelo de produção de conhecimento eurocêntrico marginaliza outras epistemologias em nome das alegadas neutralidade e racionalidade instauradas pela geopolítica do conhecimento no mundo moderno/colonial. Interessa-nos, a partir dos estudos decoloniais, discutir como a violência epistêmica é perpetuada, principalmente, através da estruturação da própria universidade. A partir de uma breve análise de manuais de metodologia do trabalhado científico, buscamos apontar como textos veiculados no espaço acadêmico perpetuam a supremacia do conhecimento eurocêntrico. Argumentamos, assim, que a escrita é uma ferramenta que sustenta e mantém fortemente a violência epistêmica na universidade, excluindo identidades, subjetividades e saberes outros. Nesse sentido, apontamos a interculturalidade crítica como uma perspectiva viável para construção de uma universidade mais democrática e comprometida com a pluralidade cultural e epistemológica existente no mundo.

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Publicado

11-10-2018

Como Citar

Souza, N. C. S. de, & Nascimento, A. M. do. (2018). Apontamentos críticos sobre a colonialidade do saber: em defesa da pluralidade na construção do conhecimento. Articulando E Construindo Saberes, 3(1). https://doi.org/10.5216/racs.v3i1.55383