A relevância da distinção kantiana entre virtude e boa vontade para o debate contemporâneo sobre a ética das virtudes
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v28i1.76093Palavras-chave:
virtude, boa vontade, Kant, Aristóteles, Ética das Virtudes.Resumo
O artigo sustenta que a distinção entre virtude (Tugend) e boa vontade (guter Wille) na ética de Kant fornece uma chave para compreendermos a tese da centralidade da virtude na Ética das Virtudes contemporânea. A partir de uma comparação entre as éticas de Kant e de Aristóteles, argumentaremos que o conceito de excelência (areté) cumpre, na obra do filósofo grego, a mesma função da boa vontade em Kant, constituindo o valor moral a partir das razões corretas e da motivação adequada. Acreditamos que esta abordagem pode contribuir para que a Ética das Virtudes se firme como uma corrente autônoma, alternativa ao utilitarismo e ao neokantismo, ao apontar para divergências estruturais entre estas teorias em função de diferentes papéis atribuídos ao conceito de virtude.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-06-2023
Como Citar
PEREIRA, R. R. A relevância da distinção kantiana entre virtude e boa vontade para o debate contemporâneo sobre a ética das virtudes. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 28, n. 1, 2023. DOI: 10.5216/phi.v28i1.76093. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/76093. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2023 Philósophos - Revista de Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).