ENSINO E PRÁTICA DE FILOSOFIA NA UNIVERSIDADE, SEGUNDO ERNST TUNGENDHAT

Autores

  • Ernst Tungendhat Universität Tübingen
  • José Crisóstomo de Souza UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v9i2.3380

Resumo

O texto compõe-se de duas partes: 1) uma introdução sobre Ernst Tugendhat, seu percurso e seu trabalho, bem como seu envolvimento com o ensino da filosofia entre nós; e 2) um depoimento do filósofo alemão sobre o ensino de filosofia na universidade, apresentando suas opiniões e sua vasta experiência a respeito. Para ele, como para o introdutor, em vez de resumir-se essencialmente ao aprendizado da história da filosofia e à leitura dos grandes filósofos, o ensino dessa disciplina – algo como uma “arte” – deveria incluir, desde o começo, o exercício da argumentação sobre temas e problemas e a redação de textos curtos nessa linha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernst Tungendhat, Universität Tübingen

Departamento de Filosofia.

Filosofia da linguagem e Lógica

José Crisóstomo de Souza, UFBA

Departamento de FIlosofia, UFBA.

Filosofia contemporânea e Filosofia política. 

Downloads

Publicado

22-02-2008

Como Citar

TUNGENDHAT, E.; DE SOUZA, J. C. ENSINO E PRÁTICA DE FILOSOFIA NA UNIVERSIDADE, SEGUNDO ERNST TUNGENDHAT. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 9, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/phi.v9i2.3380. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/3380. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais