Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A Philósophos não recebe submissões em fluxo contínuo, mas apenas em resposta a chamadas temáticas divulgadas durante períodos determinados. Atualmente, não há chamada aberta.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 4MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega Revista.

Diretrizes para Autores

Normas

  1. A revista Philósophos publica trabalhos inéditos em: português, inglês, espanhol, alemão, francês e italiano, em forma de artigos, resenhas e debates.
  2. A Revista não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.
  3. Os artigos somente podem ser submetidos através do site (é necessário fazer antes o cadastro como "autor"). Nosso e-mail para contato é: revista.philosophos@gmail.com
  4. A publicação de traduções está condicionada às disposições legais relativas aos direitos autorais, cabendo ao proponente da tradução providenciar a autorização para a publicação de textos que não sejam de domínio público.
  5. Os trabalhos devem ter uma estrutura argumentativa clara e articulada e apresentarem uma análise relevante e original do assunto em questão.
  6. O Conselho Editorial reserva-se o direito de aceitar, recusar ou reapresentar o original ao autor com sugestões de mudanças.  Os pareceres dos consultores permanecerão em sigilo.
  7. Os artigos não devem exceder a 12.000 palavras; resenhas e debates não devem exceder a 5000 palavras. Os casos especiais serão julgados pelo conselho editorial da revista.
  8. Seguindo a linha editorial da revista, só serão aceitos trabalhos de doutores, mesmo de outras áreas, que se dediquem à pesquisa em Filosofia. As regras de coautoria seguem, em linhas gerais, os mesmos princípios das regras aplicadas aos autores, ou seja, serão aceitos coautores que sejam doutores em Filosofia, com uma limitação de no máximo dois coautores por artigo.
  9. Os artigos deverão ser acompanhados de:
    1. Resumo e abstract com no mínimo 50 e no máximo 200 palavras.
    2. Palavras-chave (no máximo cinco).
    3. Não devem conter nenhum tipo de identificação. A titulação, o endereço e o e-mail do autor serão inseridos no ato de submissão do artigo e ficarão armazenados no banco de dados do site.
  10. Os artigos deverão estar de acordo com a NBR 10520:2023 da ABNT.
  11. As citações:
    1. Nas citações, o sobrenome do autor, dentro ou fora dos parênteses, deve vir em caixa baixa com a inicial maiúscula. Ex.: Quine (2001), (Quine, 2001)
    2. Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra depois da data. Ex.: (Quine, 2001a), (Quine, 2001b).
    3. O símbolo "/" serve para separar páginas não contínuas e o símbolo "-" páginas contínuas. Ex.: (Quine, 2001a, p. 21/32), (Quine, 2001b, p. 21-32).
  12. A bibliografia deve ser apresentada no final do texto, ordenadas alfabeticamente em ordem ascendente e obedecendo ao seguinte padrão:
    1. No caso de livros: sobrenome (em caixa alta), nome do autor; título do livro (em itálico), edição, local, editora, ano de publicação. Ex.: QUINE, W. V. O. Pursuit of truth. 2. ed. Cambridge: Harvard University Press, 1992.
    2. No caso de coletânea: sobrenome (em caixa alta), nome do autor; título do texto, In: sobrenome (em caixa alta), nome do organizador (org.), título do livro (em itálico), edição, local, editora, ano de publicação, página inicial-página final. Ex.: SACRISTÁN, Jose Gimeno. Políticas de la diversidad para uma educación democrática igualizadora. In: COMPAÑE, Antonio Sipán (org.). Educar para la diversidad en el siglo XXI. Zaragoza: Mira Editores, 2001. p. 123-142.
    3. No caso de artigo: sobrenome (em caixa alta), nome do autor, título do artigo, título do periódico em itálico, local, número do periódico: página inicial-página  final, mês (se tiver), ano de publicação. Ex.: SCHOLLMEIER, Paul. Aristotle on Practical Wisdom. Zeitschrift für philosophische Forschung, v. 43, n. 1, p. 124-132, jan./mar. 1989.
    4. No caso de tese acadêmica: sobrenome (em caixa alta), nome do autor; título da tese em itálico. Ano de publicação. Número de páginas. Dissertação (mestrado) ou tese (doutorado), instituição, local e data. Ex.: VELLOSO, Araceli. O holismo “moderado” de W. V. O. Quine: um novo verificacionismo “sem dogmas”. 2004. 228p. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2004.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.