A noção de cidade no pensamento de Rousseau

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/phi.v23i2.52883

Mots-clés :

Rousseau, Iluminismo, Cidade, Liberdade, República

Résumé

A discussão desenvolvida no presente texto diz respeito à função conceitual adquirida pela Antiguidade na elaboração do ideal de cidade (cité), no pensamento político de Rousseau. A hipótese a ser demonstrada é que o mito da Antiguidade se transmuta num mecanismo de geração de conceitos que dão sustentação à formulação do seu ideal de corpo político, cristalizado no conceito de cité. Procura-se delinear de que maneira a noção mítica da Antiguidade grega se insere na visão de mundo do jovem Rousseau e, posteriormente, no âmbito de seu pensamento político para elucidar os mecanismos pelos quais interfere na elaboração conceitual do ideal político rousseauniano.sentes no seu pensamento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Jacira de Freitas, Universidade Federal de são Paulo (Unifesp), Departamento de Filosofia, Guarulhos, São Paulo, Brasil, jacirafreitas@outlook.com

Publié-e

2019-01-07

Comment citer

DE FREITAS, J. A noção de cidade no pensamento de Rousseau. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 23, n. 2, 2019. DOI: 10.5216/phi.v23i2.52883. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/52883. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê de Artigos Originais