PRÉ-APARÊNCIA (VOR-SCHEIN) E ENIGMA (RÄTSEL) NA OBRA DE ARTE: UTOPIA E ESTÉTICA EM ERNST BLOCH E THEODOR W. ADORNO
DOI :
https://doi.org/10.5216/phi.v21i1.39743Mots-clés :
Estética, Enigma (Rätsel), Pré-Aparência (Vor-Schein), Utopia.Résumé
Este artigo objetiva apresentar a utopia no horizonte estético de Ernst Bloch e T.W. Adorno A partir da abordagem dialética do Princípio Esperança (Das Prinzip Hoffnung) e da Teoria Estética (Ästhetische Theorie). Parti-se da origem e dos desdobramentos dos conceitos de Pré-Aparência (Vor-Schein) e Enigma (Rätsel) e suas relações com a utopia. A noção pré-aparência (Vor-Schein) está intimamente ligada aos sonhos acordados que são os modeladores da arte. Como modelador da arte, os sonhos diurnos antecipam um mundo melhor que a arte antecipa pela Pré-Aparência (Vor-Schein) do visível. Em Adorno, partimos da relação entre o conteúdo de verdade e Enigma (Rätsel) para encontrar um nexo entre esta relação e a utopia. Assim, nossa hipótese interpretativa é que no horizonte estético de Bloch e Adorno a utopia aproxima estes dois filósofos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).