O VOCABULÁRIO COM O QUAL NIETZSCHE DEBATE A POSSIBILIDADE DA EDUCAÇÃO

Auteurs-es

  • Vagner Silva Universidade Federal de Rondônia

DOI :

https://doi.org/10.5216/phi.v21i2.37739

Mots-clés :

Nietzsche, educação, civilização, cultura.

Résumé

Nosso objetivo aqui é apresentar o vocabulário com o qual Nietzsche debate a possibilidade da educação, analisar os vocábulos alemães utilizados pelo filósofo, e também o contexto de sua utilização, e assim detectar até que ponto o filósofo acreditava na possibilidade da educação e o que é necessário para que esta ocorra. Para tal será necessário analisar ainda, toda uma rede conceitual na qual o debate sobre a educação se enquadra no pensamento de Nietzsche, dando ênfase a duas chaves conceituais antagônicas no pensamento do filósofo: a educação para a cultura e a educação para a civilização. Nietzsche segue certa tradição filosófica alemã que distingue civilização e cultura, tal divisão tem papel preponderante nas suas concepções acerca da educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Vagner Silva, Universidade Federal de Rondônia

Vagner da Silva é Doutor em Filosofia da Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP).Professor efetivo da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho , RO, Brasil.

Téléchargements

Publié-e

2017-01-19

Comment citer

SILVA, V. O VOCABULÁRIO COM O QUAL NIETZSCHE DEBATE A POSSIBILIDADE DA EDUCAÇÃO. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 21, n. 2, p. 279–314, 2017. DOI: 10.5216/phi.v21i2.37739. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/37739. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê de Artigos Originais