INTERNISMO DE RAZÕES E A CONCEPÇÃO PROCEDIMENTAL DE DELIBERAÇÃO CORRETA
DOI :
https://doi.org/10.5216/phi.v20i2.34932Mots-clés :
Razões, Dimensão Explanatória, Dimensão Deliberativa, Concepção Procedimental.Résumé
O objetivo deste artigo é discutir a teoria de razões para ação defendida por Bernard Williams. Após apresentar os seus principais conceitos (condição internalista, dimensões explanatória e deliberativa, razões internas) e identificar o argumento que é oferecido em seu favor e contra posições alternativas, analiso a objeção de que a cogência do argumento depende da aceitação de uma concepção procedimental de deliberação correta que Williams teria assumido, sem argumentar, como verdadeira. Defendo que essa objeção é falsa porque é possível encontrar nos seus textos um argumento suplementar justificando a sua preferência por uma concepção procedimental.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).