<em>EPISTÉME</em> E <em>GNÔSIS</em>, CIÊNCIA E SABEDORIA: ACERCA DA DISTINÇÃO ENTRE CONHECIMENTO E COMPREENSÃO NO PENSAMENTO DE JUVENTUDE DE NIETZSCHE

Auteurs-es

  • Gustavo Bezerra do Nascimento Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI :

https://doi.org/10.5216/phi.v16i2.15257

Mots-clés :

ciência, compreensão, conhecimento, sabedoria.

Résumé

A partir de uma leitura da crítica perpetrada pelo jovem Nietzsche à vontade de conhecimento que perpassa a modernidade – particularmente com relação às distinções por ele operadas entre: a) duas posturas diante da realidade: o otimismo teórico e o pessimismo trágico; b) dois tipos de homem: o teórico e o artista; e c) duas espécies de filosofia e filósofos: do conhecimento desesperado e do conhecimento trágico – procuraremos defender, como chave de leitura para o período de O Nascimento da tragédia, a presença de uma distinção gnosiológica de alcance mais amplo, entre duas formas de acesso ao real: via conhecimento e via compreensão – ἐπιστήμη [epistéme] e γνῶσις [gnôsis] –, conduzindo respectivamente aos alvos da ciência e da sabedoria. A guisa de conclusão, pretendemos mapear pistas da continuidade desta distinção no pensamento nietzscheano da maturidade.

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Biographie de l'auteur-e

Gustavo Bezerra do Nascimento Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando em filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2010), mestre em filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2009), bacharel em filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 2005) e arquiteto e urbanista (UFC, 1994).

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Publié-e

2011-12-30

Comment citer

COSTA, G. B. do N. <em>EPISTÉME</em> E <em>GNÔSIS</em>, CIÊNCIA E SABEDORIA: ACERCA DA DISTINÇÃO ENTRE CONHECIMENTO E COMPREENSÃO NO PENSAMENTO DE JUVENTUDE DE NIETZSCHE. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 16, n. 2, p. DOI: 10.5216/phi.v16i2.15257, 2011. DOI: 10.5216/phi.v16i2.15257. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/15257. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Originais