MATERIALISMO E DIALÉTICA EM GEORGES BATAILLE
DOI :
https://doi.org/10.5216/phi.v15i2.11069Mots-clés :
materialismo, dialética, baixo, alto.Résumé
Como outros pensadores dos anos 1920-1930, Georges Bataille busca pensar o estatuto teórico-filosófico do então chamado materialismo dialético, fazendo-o, porém, com a afirmação de um materialismo radical, cujas características são a reivindicação do “baixo” e a crítica de toda elevação sublimadora ao “alto”. Para tanto, em uma peculiar aproximação entre marxismo e psicanálise, considera as relações do materialismo com a dialética hegeliana e a genealogia nietzschiana, relações nas quais valoriza a presença do “baixo” nesses projetos filosóficos e critica, do mesmo modo, o fato de que neles o “baixo” é sublimado no “alto”.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2010-11-26
Comment citer
AQUINO, J. E. F. de. MATERIALISMO E DIALÉTICA EM GEORGES BATAILLE. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 83–102, 2010. DOI: 10.5216/phi.v15i2.11069. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/11069. Acesso em: 22 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos Originais
Licence
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).