A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO HUMANO COMO CONSTRUÇÃO DE MODELOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v11i2.4722Palabras clave:
ciência, conhecimento humano, modelos, entidades abstratas.Resumen
Neste artigo, vamos procurar argumentar que tanto a ciência, enquanto um tipo específico de conhecimento, quanto o conhecimento humano em geral são atividades de construção de modelos. Na primeira parte, apresentamos nossa concepção segundo a qual os modelos científicos são entidades abstratas, e as teorias científicas podem ser interpretadas como classes de modelos enquanto réplicas abstratas de situações reais, nas quais valem determinadas leis. Na segunda parte, procuramos estender essa mesma concepção ao conhecimento humano ordinário, em particular, ao caso da atividade cognitiva de classificar os objetos da experiência.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2008-09-06
Cómo citar
DUTRA, L. H. de A. A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO HUMANO COMO CONSTRUÇÃO DE MODELOS. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 247–286, 2008. DOI: 10.5216/phi.v11i2.4722. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/4722. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).