IDEAL ÉTICO DE HUMANIDADE: HUSSERL E SUAS LIÇÕES SOBRE FICHTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v21i1.41920Palabras clave:
Husserl, Fichte, Ética, Religião.Resumen
O presente trabalho pretende oferecer uma breve apresentação das preleções que Husserl dedica à filosofia de Fichte, mais especificamente à discussão sobre a relação entre ética e religião que os textos fichtianos desenvolvem em sua fase intermediária. O curso ministrado por Husserl, divido em três lições e apresentado na cátedra de Freiburg entre os anos 1917 e 1918, parece mostrar claramente a íntima conexão entre as propostas husserlianas acerca de uma fundamentação absoluta da ética e a teoria defendida por Fichte a respeito dos diferentes estágios ou graus de desenvolvimento moral da humanidade. Mais do que isso, ambas as posições filosóficas idealistas concebem estreita ligação entre a concepção de um ideal ético e a defesa de uma visão sobre a natureza humana que compreende a mesma como puro agir da consciência. Nesse sentido, o artigo almeja indicar, ainda que de forma incipiente, como epistemologia, ética e religião aparecem interligadas de forma sistemática nas duas teorias.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).