ENSINO E PRÁTICA DE FILOSOFIA NA UNIVERSIDADE, SEGUNDO ERNST TUNGENDHAT
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v9i2.3380Resumen
O texto compõe-se de duas partes: 1) uma introdução sobre Ernst Tugendhat, seu percurso e seu trabalho, bem como seu envolvimento com o ensino da filosofia entre nós; e 2) um depoimento do filósofo alemão sobre o ensino de filosofia na universidade, apresentando suas opiniões e sua vasta experiência a respeito. Para ele, como para o introdutor, em vez de resumir-se essencialmente ao aprendizado da história da filosofia e à leitura dos grandes filósofos, o ensino dessa disciplina – algo como uma “arte” – deveria incluir, desde o começo, o exercício da argumentação sobre temas e problemas e a redação de textos curtos nessa linha.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2008-02-22
Cómo citar
TUNGENDHAT, E.; DE SOUZA, J. C. ENSINO E PRÁTICA DE FILOSOFIA NA UNIVERSIDADE, SEGUNDO ERNST TUNGENDHAT. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 9, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/phi.v9i2.3380. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/3380. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).