A OBJETIVIDADE NA BUSCA PELO BEM SUPREMO: UMA CARACTERÍSTICA DO BOM ALUNO DA <em>ÉTICA NICOMAQUEIA (EN)</em>
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v19i2.32059Palabras clave:
Objetividade, Ética, Aristóteles, Virtude Moral.Resumen
O presente artigo pretende apresentar como e por que o compromisso com a objetividade é uma das características do bom aluno da Ética Nicomaqueia de Aristóteles. Buscar-se-á, com isso, oferecer uma justificativa para a exigência aristotélica de bons hábitos como condição prévia para seguir as lições éticas. Como será visto, tais hábitos são, pelo menos parcialmente, responsáveis pelo engendramento do compromisso com a objetividade. O engajamento na atividade virtuosa fornece ao aluno a experiência naquilo que é realmente bom e, assim, fornece a perspectiva apropriada a partir da qual ele será capaz de julgar corretamente acerca de argumentos concernentes à boa vida para os seres humanos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).