LUZ E SOMBRA: O PÚBLICO E O PRIVADO EM JEAN-JACQUES ROUSSEAU E HANNAH ARENDT
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v7i1.3154Resumen
Tanto Jean Jacques Rousseau como Hannah Arendt desenvolvem seus ideais de república no conceito de luz e sombra. O artigo focaliza o dado obscuro da república: a esfera privada do cidadão. De acordo com a lógica interna das duas teorias, a arqueologia da vida privada começa com um conceito do político. Ambos os autores são céticos com relação à concepção moderna da vida privada como uma prioridade. Eles tendem a concordar mais com a teoria política clássica. Hannah Arendt restaura a separação aristotélica entre Polis e Oikos, as esferas privada e pública. Rousseau, porém, quer uma unidade politica ao estilo platônico. A república exige a completa transparência tanto da vida pública quanto da privada.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2008-01-17
Cómo citar
HERB, K. LUZ E SOMBRA: O PÚBLICO E O PRIVADO EM JEAN-JACQUES ROUSSEAU E HANNAH ARENDT. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 7, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/phi.v7i1.3154. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/3154. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).