STUDENT UND POLITIK E AS ORIGENS DA SEGUNDA GERAÇÃO DA TEORIA CRÍTICA: HABERMAS E O DIAGNÓSTICO DO CAPITALISMO TARDIO NOS ANOS 60
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v20i1.28944Palabras clave:
Teoria Crítica, Habermas, capitalismo tardio, filosofia socialResumen
Neste artigo, pretendemos mostrar como o projeto intelectual de Habermas começa a se estruturar desde o seu primeiro livro (Student und Politik de 1961). Nesta obra, já aparecem nítidas diferenças em relação à primeira geração da Teoria Critica, notadamente quando se trata do diagnóstico do capitalismo tardio. Com isso, esperamos resgatar a importância da obra e do tema para a compreensão do percurso teórico do autor. Por outro lado, neste momento Habermas ainda mantém uma postura de critica radical da ordem capitalista, algo que será claramente revisado nas obras de maturidade, sobretudo a partir dos anos 80.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-08-31
Cómo citar
DA HORA PEREIRA, L. STUDENT UND POLITIK E AS ORIGENS DA SEGUNDA GERAÇÃO DA TEORIA CRÍTICA: HABERMAS E O DIAGNÓSTICO DO CAPITALISMO TARDIO NOS ANOS 60. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 20, n. 1, p. 185–215, 2014. DOI: 10.5216/phi.v20i1.28944. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/28944. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).