LA PERSPECTIVA DE LA LIBERTAD REAL EN AMARTYA SEN
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v18i2.24603Palabras clave:
Ética, economia, liberdade, bens primários, responsabilidade, racionalidade.Resumen
O objetivo deste artigo é mostrar o conceito amplo de "liberdade-real", seguindo as análises e comentários de um autor notável, como Amartya Sen. Este conceito inspira a maioria das obras e artigos de nosso autor. Reflete-se, principalmente, em seu livro mais importante dos últimos anos: Desenvolvimento como liberdade. Analisamos os dois pontos de vista do conceito de "liberdade" neste artigo. Eles são o papel constitutivo e o instrumental. No primeiro papel se incluem três conceitos: a liberdade como um valor universal, Processos e Oportunidades, e a Liberdade como um compromisso social. No segundo papel compararemos liberdades instrumentais com a teoria de bens primários de Rawls.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).