<em>EPISTÉME</em> E <em>GNÔSIS</em>, CIÊNCIA E SABEDORIA: ACERCA DA DISTINÇÃO ENTRE CONHECIMENTO E COMPREENSÃO NO PENSAMENTO DE JUVENTUDE DE NIETZSCHE
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v16i2.15257Palabras clave:
ciência, compreensão, conhecimento, sabedoria.Resumen
A partir de uma leitura da crítica perpetrada pelo jovem Nietzsche à vontade de conhecimento que perpassa a modernidade – particularmente com relação às distinções por ele operadas entre: a) duas posturas diante da realidade: o otimismo teórico e o pessimismo trágico; b) dois tipos de homem: o teórico e o artista; e c) duas espécies de filosofia e filósofos: do conhecimento desesperado e do conhecimento trágico – procuraremos defender, como chave de leitura para o período de O Nascimento da tragédia, a presença de uma distinção gnosiológica de alcance mais amplo, entre duas formas de acesso ao real: via conhecimento e via compreensão – ἐπιστήμη [epistéme] e γνῶσις [gnôsis] –, conduzindo respectivamente aos alvos da ciência e da sabedoria. A guisa de conclusão, pretendemos mapear pistas da continuidade desta distinção no pensamento nietzscheano da maturidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).