MOSTRAR E DIZER CONTRA A NOVA LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v15i2.12971Palabras clave:
Tractatus, mostrar, dizer, analiticidade, contingência, independênciaResumen
O objetivo deste trabalho é salvaguardar a distinção dizer / mostrar da leitura New Wittgenstein, a qual defende, entre outras coisas, que o Tractatus contém apenas linhas de puro nonsense. O autor apresenta uma breve exposição do sistema de linguagem do Tractatus. Depois tenta inter-relacionar três teses centrais, a tese da Analiticidade, a tese da Independência e a tese da Contingência como unificadas pela Teoria da Figuração. Esta fornece uma explicação para uma proposição elementar, sujeita à restrição de que uma proposição deve mostrar o seu sentido. Este artigo reconhece (sem avaliar) as objeções do segundo Wittgenstein, mas reconhece também que tais objeções referem-se a teses filosóficas, não puro nonsense. hilosophical theses, not to pure nonsense.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-04-07
Cómo citar
ALONSO, B. MOSTRAR E DIZER CONTRA A NOVA LEITURA. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 15, n. 2, p. 129–160, 2011. DOI: 10.5216/phi.v15i2.12971. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/12971. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).