HABERMAS E A QUESTÃO DA VALIDADE COGNITIVA DOS ENUNCIADOS TEÓRICOS E MORAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v14i1.9121Palabras clave:
teoria discursiva da verdade, ética discursiva, cognitivismo moral, realismo moralResumen
Uma ética cognitivista discursiva precisa se diferençar de duas outras posições metaéticas: por um lado, uma ética cognitivista mas não-discursiva; por outro lado, uma ética anticognitivista mas comunicativa, argumentativa e procedimental. O objetivo do presente trabalho é aproveitar as reflexões de Habermas sobre o tema da verdade para elaborar um esquema ideal-típico que possa ajudar no esclarecimento dessas diferenças. Este esquema conterá três posições típicas sobre a verdade dos enunciados téoricos: concepção realista-intuicionista, concepção objetivista-semântica e concepção discursivo-consensual. A especificidade da ética cognitivista discursiva será então esclarecida correlacionando-se a ética cognitivista não-discursiva e a ética anticognitivista procedimental às suas respectivas concepções da verdade: concepção realista-intuicionista e concepção objetivista-semântica.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-08-19
Cómo citar
BRAGA, A. S. HABERMAS E A QUESTÃO DA VALIDADE COGNITIVA DOS ENUNCIADOS TEÓRICOS E MORAIS. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 11–44, 2010. DOI: 10.5216/phi.v14i1.9121. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/9121. Acesso em: 10 ene. 2025.
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).