UMA SOMBRA DE DÚVIDA: REFLEXIVIDADE E FECHAMENTO EPISTÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v14i2.11262Palabras clave:
Ceticismo, Princípios Epistêmicos, Fechamento Epistêmico, Racionalidade, Reflexividade, Paradoxo de Moore.Resumen
O artigo examina as relações entre os princípios de Reflexividade e de Fechamento Epistêmico, com vistas a determinar se a rejeição do primeiro, usualmente requerida pelas análises externalistas do conceito de conhecimento, deve acarretar, igualmente, o abandono do segundo. A resposta negativa obtida a essa pergunta suscita a hipótese de que aparentes contraexemplos ao Princípio de Fechamento Epistêmico sejam artefatos das condições muito peculiares em que, no curso de certo tipo de investigação epistemológica, devem ser introduzidas as suposições que caracterizam o recurso metodológico às assim-chamadas “dúvidas” céticas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-09-03
Cómo citar
FARIA, P. UMA SOMBRA DE DÚVIDA: REFLEXIVIDADE E FECHAMENTO EPISTÊMICO. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 63–113, 2010. DOI: 10.5216/phi.v14i2.11262. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/11262. Acesso em: 10 ene. 2025.
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).