Filosofia e Técnica Argumentativa Retórico-Dissociativa
sua aplicação ao preconceito, ao discurso de ódio e aos Direitos Humanos
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v29i1.78438Keywords:
Retórica, Análise Retórica, Técnica Argumentativa, Dissociação de Noções, Conversação Infinita, Direitos Humanos.Abstract
O objetivo do presente texto é mostrar, pela técnica argumentativa retórico-dissociativa, o caráter tópico de toda dissociação nocional e de todo discurso filosófico, de tal forma que, em vez de resolver uma incompatibilidade, como costumam pensar os retóricos, tais dissociações servem de suporte, incontestado, mas não incontestável, de um discurso que se revela, assim, sempre circunscrito e comprometido com escolhas. Desta forma, procuramos estabelecer as cinco regras da dissociação que visam facilitar a aplicação dessa técnica. A importância de tal objetivo é criar algumas condições de resistência e contestação discursiva que despertem a crítica e a reflexão próprias de uma conversação infinita pela tomada de consciência do nosso próprio “senso de relatividade” e sua aplicação relacionada ao preconceito, ao discurso de ódio e aos direitos humanos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Philósophos a journal of philosophy
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).