Transhumanismo como religião?
Uma abordagem crítica
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v26i1.67357Abstract
Resumo: neste artigo, examinamos a ideia de que o transumanismo é uma religião. Para isso, partimos de uma definição prototípica do transumanismo, que orientará nossa abordagem. Na sequência, apresentamos a ideia de transumanismo como um tipo de religião. Além de destacar as semelhanças entre transumanismo e religião apontadas pelos defensores de tal possibilidade de associação/identificação, apresentamos algumas das suas alegações fundamentais, concluindo a seção com uma lista de diferenças entre transumanismo e religião (mais especificamente, a cristã). Em seguida, tendo em mente semelhanças e diferenças, analisamos as alegações apresentadas na seção anterior, o que nos leva à contestação da plausibilidade daquela ideia. Concluímos o artigo com uma breve reconstrução da teoria habermasiana da religião, a fim de fundamentar a manutenção da separação entre as esferas da ciência (saber) e da religião (fé), o que seria fundamental para salvaguardar o horizonte epistêmico e normativo das sociedades pós-metafísicas, democráticas e pluralistas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Philósophos a journal of philosophy

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.













