A querela entre Helvétius e Diderot: distintos entendimentos sobre desenvolvimento humano e moral.
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v24i2.51623Keywords:
Diderot, Helvétius, sensibilidade, educaçãoAbstract
Existe uma reconhecida proximidade entre os materialistas franceses do século XVIII que teria se mostrado tanto em investigações sobre a natureza quanto à moral e organização pública. Porém, as divergências entre eles podem desencadear um entendimento muito diferente sobre como se considera uma sociedade. Por isso é necessário analisar no detalhe tais divergências para determinar seu ponto nevrálgico. O presente artigo dedica-se à investigação das críticas feitas por Diderot à Helvétius, reunidas em Réfutations d’Helvétius (DIDEROT,1783). Para tanto, centra-se na distinta concepção da natureza da sensibilidade humana e sua importância para o desenvolvimento humano no que concerne à educação e a moral.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.













