DELEUZE READER OF HUME: EXPERIMENTATION, APPRENTICESHIP AND THINKING
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v12i1.3388Keywords:
Empirismo, Relação, Experimentação, Pensar.Abstract
We intended to present in this work an approximation between Gilles Deleuze’s philosophy and Hume’s. Firstly we will show that Deleuze, in his reading of Hume, emphasizes empiricism’s importance for philosophy, though an empiricism distinct from the one offer by the philosophical tradition. We will further intend to show that these two authors share a common set of perspectives, namely, that thinking happens in response to an event, that “relation” is the instance that prompts thinking, and that the latter presents himself as an experience.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2008-12-31
How to Cite
GALLINA, S. DELEUZE READER OF HUME: EXPERIMENTATION, APPRENTICESHIP AND THINKING. Philósophos a journal of philosophy, Goiânia, v. 12, n. 1, 2008. DOI: 10.5216/phi.v12i1.3388. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/3388. Acesso em: 3 dec. 2024.
Issue
Section
Artigos Originais
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).