UNIDADES DE CONHECIMENTO NA TEORIA DA CIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v9i2.3040Abstract
Após apresentar, em linhas gerais, a abordagem dos modelos causais em história da ciência, define-se a noção de “avanço” como uma manifestação cultural de natureza cognitiva ou, na linguagem da biologia evolutiva, como um “meme” cognitivo. Discute-se até que ponto tais avanços podem ser considerados verdadeiras “unidades”, e discorre-se sobre a noção problemática de “unidades que se conservariam na passagem de uma história possível para outra”. Comentários são feitos sobre a distinção entre a definição de um avanço e seu grau de aceitação e, por fim, sobre a plausibilidade de considerar que (em primeira aproximação) o significado de um avanço não se modifica com a evolução da ciência. No apêndice, descreve-se a classificação de avanços em sessenta tipos, distribuídos em dez classes. Palavras-chave: Mudança científica, história da ciência, modelos causais, unidade de conhecimento, avanço, meme.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are authorized to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.













