Modalidades elucidatórias
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v5i1.11328Abstract
Os processos elucidatórios jogam um papel destacado tanto nas ciencias como na filosofia.A denominada 'tese de church' pode ser entendida como uma tentativa de elucidar o conceito de 'algoritmo';os esforços popperianos para identificar um critério de demarcação podem ser compreendidos como uma tentativa de elucidar o conceito de 'ciência'.A natureza de tais processos é um problema relevante para a filosofia.Alberto Coffa chamou a atenção sobre esta questão e sugeriu a existencia de dois modelos elucidatórios:o modelo quineano e o modelo tarskiano.(entendido em um sentido mais heurístico ou instrumental).Este artigo pode ser interpretado como uma reformulação das idéias de Coffa.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2010-09-05
How to Cite
SEOANE, J. Modalidades elucidatórias. Philósophos a journal of philosophy, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 119–138, 2010. DOI: 10.5216/phi.v5i1.11328. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/11328. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos Originais
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).