Esperando Godot ou um novo São Bento?
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v4i2.11318Abstract
A presente reflexão pretende,em primeiro lugar,fazer uma breve fenomenologia da sociedade moderna liberal,em vista de explicitar a lógica subjacente ao seu mecanismo.Em seguida,pretende verificar se essa organização social,tal como se apresenta aos nossos olhos e tal como ela mesma se compreende,é compatível com a noção de bem que a moral descobre na origem da organização social.Finalmente,conforme sugere o título,pretendemos concluir,refletindo sobre as possibilidades teóricas e práticas, de uma "lógica do reconhecimento",como instrumento de reinvençao da comunidade humana, a ser apresentada como alternativa à "lógica da eficácia" dominante na moderna sociedade neoliberal.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2010-09-05
How to Cite
PERINE, M. Esperando Godot ou um novo São Bento?. Philósophos a journal of philosophy, Goiânia, v. 4, n. 2, p. 171–204, 2010. DOI: 10.5216/phi.v4i2.11318. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/11318. Acesso em: 14 dec. 2024.
Issue
Section
Artigos Originais
License
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).