A natureza metafísica da vontade geral em J.-J. Rousseau
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v30i1.81478Palavras-chave:
Natureza metafísica, vontade geral, Malebranche, J.-J. Rousseau.Resumo
O objetivo desta discussão é compreender a natureza metafísica do conceito volonté générale na filosofia de J.-J. Rousseau. Investigar a natureza desta ideia, tão cara ao pensamento político do genebrino, significa entender a essência mesma de sua teoria política já que a vontade geral é o coração do seu système. Para tal, partindo da pesquisa das obras do pensador suíço, dividiremos este estudo em três momentos: no primeiro, iremos responder a pergunta: “o que é a metafísica de Rousseau?”; no segundo, investigaremos a ingerência da volonté générale de Malebranche sobre sua filosofia; e, por fim, destacaremos a diferença da vontade geral rousseauniana em relação àquela formulada pelo autor de A busca da verdade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Manoel Jarbas Vasconcelos Carvalho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.













