Aspectos fundamentais da agressividade e da violência no contexto da obra freudiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v30i1.81420

Palavras-chave:

Agressividade, cultura, pulsão de morte, violência.

Resumo

Enfatizamos, de forma breve e elucidativa, a partir de uma revisão da literatura, as noções de agressividade e violência no contexto da obra de Sigmund Freud. Buscamos compreender os motivos pelos quais a noção de violência, diferentemente da noção de agressividade, não adquiriu o status de conceito metapsicológico. Vale a ressalva de que foi a partir do uso dessas noções que Freud passou a se preocupar com e a elaborar as relações entre a psicanálise e a cultura. Intentamos, portanto, demonstrar que a psicanálise se apresenta como um importante contributo para o alargamento da nossa compreensão acerca dos complexos fenômenos que envolvem a agressividade e a violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Augusto Franco Fernandes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cachoeira, Bahia, Brasil, sergioaffernandes@gmail.com

Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas-Unicamp (2002), doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2008) e formação em Psicanálise (iniciada em 1991) pelo Colégio de Psicanálise da Bahia. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Psicanálise, com ênfase em Epistemologia.

Downloads

Publicado

23-06-2025

Como Citar

FERNANDES, Sergio Augusto Franco. Aspectos fundamentais da agressividade e da violência no contexto da obra freudiana. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 30, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/phi.v30i1.81420. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/81420. Acesso em: 5 dez. 2025.