Aspectos fundamentais da agressividade e da violência no contexto da obra freudiana
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v30i1.81420Palavras-chave:
Agressividade, cultura, pulsão de morte, violência.Resumo
Enfatizamos, de forma breve e elucidativa, a partir de uma revisão da literatura, as noções de agressividade e violência no contexto da obra de Sigmund Freud. Buscamos compreender os motivos pelos quais a noção de violência, diferentemente da noção de agressividade, não adquiriu o status de conceito metapsicológico. Vale a ressalva de que foi a partir do uso dessas noções que Freud passou a se preocupar com e a elaborar as relações entre a psicanálise e a cultura. Intentamos, portanto, demonstrar que a psicanálise se apresenta como um importante contributo para o alargamento da nossa compreensão acerca dos complexos fenômenos que envolvem a agressividade e a violência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sergio Augusto Franco Fernandes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.













