Realismo vs. Instrumentalismo em Análise do Comportamento

esboço em prol de uma axiologia realista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v29i1.78376

Palavras-chave:

Realismo científico, instrumentalismo, Análise do Comportamento, pragmatismo, axiologia da ciência.

Resumo

Este artigo aborda o debate realismo vs. instrumentalismo (ou antirrealismo) sobre teorias científicas, com foco no debate desdobrado no contexto da Análise do Comportamento (AC). Axiologias realistas são caracterizadas como aquelas segundo as quais (i) as teorias científicas devem buscar identificar e descrever processos, entidades, propriedades e/ou relações extrateóricos de suas esferas de estudo, e (ii) estamos justificados em considerar que elas, quando empiricamente adequadas (ou maduras), são bem-sucedidas nisso. Axiologias instrumentalistas (ou antirrealistas, termos tomados aqui intercambiavelmente), por outro lado, negam (ii), e em alguns casos também (i). No contexto de discussões metateóricas em AC, tanto a partir de sua matriz de pesquisa predominante (comportamentalista radical) quanto de algumas de suas propostas alternativas de fundamentação (como o comportamentalismo molar), formas de instrumentalismo têm sido dominantes. O presente trabalho oferece uma reconstituição lógico-conceitual e um exame do debate recente em AC, problematizando argumentos instrumentalistas frequentes nesse contexto e esboçando a defesa de uma forma atenuada de realismo, próxima da proposta articulada por F. Suppe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Lazzeri, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, filipelazzeri@ufg.br

É Professor na Universidade Federal de Goiás (UFG), onde atua na Faculdade de Filosofia (FAFIL) e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil). Obteve doutorado em Filosofia na Universidade de São Paulo (2012-2015), com estágio de pesquisa na University of Miami (2014). Possui mestrado (2010-2011) e graduação (2004-2009) em Filosofia pela Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

30-06-2024

Como Citar

LAZZERI, F.; ZILIO, D. Realismo vs. Instrumentalismo em Análise do Comportamento: esboço em prol de uma axiologia realista. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 29, n. 1, 2024. DOI: 10.5216/phi.v29i1.78376. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/78376. Acesso em: 13 jul. 2024.