A relevância da distinção kantiana entre virtude e boa vontade para o debate contemporâneo sobre a ética das virtudes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v28i1.76093

Palavras-chave:

virtude, boa vontade, Kant, Aristóteles, Ética das Virtudes.

Resumo

O artigo sustenta que a distinção entre virtude (Tugend) e boa vontade (guter Wille) na ética de Kant fornece uma chave para compreendermos a tese da centralidade da virtude na Ética das Virtudes contemporânea. A partir de uma comparação entre as éticas de Kant e de Aristóteles, argumentaremos que o conceito de excelência (areté) cumpre, na obra do filósofo grego, a mesma função da boa vontade em Kant, constituindo o valor moral a partir das razões corretas e da motivação adequada. Acreditamos que esta abordagem pode contribuir para que a Ética das Virtudes se firme como uma corrente autônoma, alternativa ao utilitarismo e ao neokantismo, ao apontar para divergências estruturais entre estas teorias em função de diferentes papéis atribuídos ao conceito de virtude.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Rodrigues Pereira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, rafarodrigues252@gmail.com

Formado em comunicação pela Uff, em Filosofia pela Ufrj, mestrado e doutorado em filosofia pela Puc-Rj, Pòs-doutorado na Ufmg. Atualmente atual como professor adjunto no departamento de filosofia da Ufg

Downloads

Publicado

28-06-2023

Como Citar

PEREIRA, R. R. A relevância da distinção kantiana entre virtude e boa vontade para o debate contemporâneo sobre a ética das virtudes. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 28, n. 1, 2023. DOI: 10.5216/phi.v28i1.76093. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/76093. Acesso em: 28 abr. 2024.