A remark on human suffering and providence according to Thomas Aquinas and Antônio Vieira
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v27i1.71724Resumo
Uma tese fundamental para a tradição cristã é a de que todas as coisas que acontecem no mundo acontecem sob a providência divina. Assim, também o sofrimento dos seres humanos precisa ser compreendido à luz da noção de providência, e o sofrimento de um justo como Jó ou de uma comunidade humana inteira como os escravos no Brasil colonial parece especialmente desconcertante. Uma interpretação recente enfatiza a função terapêutica das adversidades. Contudo, uma visão cuidadosa de alguns textos de Tomás de Aquino e de Antônio Vieira apontam para a limitação humana quanto à plena compreensão da providência divina bem como para a imprescindibilidade da fé na providência de Deus.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rafael Koerig Gessinger

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.













