O VOCABULÁRIO COM O QUAL NIETZSCHE DEBATE A POSSIBILIDADE DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v21i2.37739Palavras-chave:
Nietzsche, educação, civilização, cultura.Resumo
Nosso objetivo aqui é apresentar o vocabulário com o qual Nietzsche debate a possibilidade da educação, analisar os vocábulos alemães utilizados pelo filósofo, e também o contexto de sua utilização, e assim detectar até que ponto o filósofo acreditava na possibilidade da educação e o que é necessário para que esta ocorra. Para tal será necessário analisar ainda, toda uma rede conceitual na qual o debate sobre a educação se enquadra no pensamento de Nietzsche, dando ênfase a duas chaves conceituais antagônicas no pensamento do filósofo: a educação para a cultura e a educação para a civilização. Nietzsche segue certa tradição filosófica alemã que distingue civilização e cultura, tal divisão tem papel preponderante nas suas concepções acerca da educação.Downloads
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Publicado
19-01-2017
Como Citar
SILVA, V. O VOCABULÁRIO COM O QUAL NIETZSCHE DEBATE A POSSIBILIDADE DA EDUCAÇÃO. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 21, n. 2, p. 279–314, 2017. DOI: 10.5216/phi.v21i2.37739. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/37739. Acesso em: 7 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê de Artigos Originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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