<em>MÍMESIS</em> EM <em>REPÚBLICA III</em>: UMA FLUTUAÇÃO SEMÂNTICA DE VOCABULÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v19i2.32075Palavras-chave:
poesia, imitação, teologia, moral.Resumo
Este texto procura analisar uma passagem do terceiro livro de A República de Platão, que trata dos tipos de poesia e de elocução. Observa-se certa variação de emprego do vocabulário associado à ideia de imitação (mímesis) que parece conduzir a algumas dificuldades de entendimento do sentido e dos objetivos da doutrina. A seguir, a análise tenta propor uma forma de explicar e solucionar o que parece ser uma espécie de flutuação semântica desse vocabulário, com base em teses já estabelecidas anteriormente no diálogo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17-02-2015
Como Citar
BOLZANI, R. <em>MÍMESIS</em> EM <em>REPÚBLICA III</em>: UMA FLUTUAÇÃO SEMÂNTICA DE VOCABULÁRIO. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 245–265, 2015. DOI: 10.5216/phi.v19i2.32075. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/32075. Acesso em: 13 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê de Artigos Originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).