DEFINING TOPICS IN ARISTOTLE’S <em>TOPICS</em> VI
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v19i2.31609Palavras-chave:
dialética, definição, teoria da argumentação, validade lógica, Aristóteles, endoxa.Resumo
Defendo que Tópicos VI não contém nenhuma teoria séria sobre definições (que pudessem ser usada pelo cientista e pelo metafísico em suas tarefas mais importantes), mas apenas um conjunto de conselhos para a formulação de definições em um contexto dialético, ou seja, definições com o objetivo de captar o que o adversário quer dizer. Tópicos VI está repleto de inconsistências que podem ser bem explicadas por esta abordagem: as inconsistências refletem “opiniões aceitáveis sobre definições”, opiniões que grupos distintos de interlocutores aceitam. Defendo também (como uma maneira de provar o meu ponto) que os “topoi” não são (ou não precisam ser em todos os casos) partes de uma teoria séria proposta por Aristóteles como sua. Os “topoi” (isto é, os proto-esquemas argumentativos que Aristóteles apresenta como permissões para uma inferência) também deve ser considerados como “endoxa”, ou seja, como opiniões aceitas sobre como é legítimo fazer uma inferência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).