Estimativa de interceptação de radiação e radiação fotossinteticamente ativa interceptada na cultura da soja usando imagens de smartphone
Resumo
A obtenção de parâmetros como cobertura de dossel, índice de área foliar, interceptação de radiação e radiação fotossinteticamente ativa interceptada (iPAR) em culturas como a soja geralmente envolve métodos caros e demorados. Objetivou-se identificar o melhor método de captura de imagens via smartphone para estimar a porcentagem de interceptação de radiação, iPAR e eficiência de uso da radiação na cultura da soja. As imagens foram obtidas utilizando-se smartphone posicionado em diferentes alturas, ângulos e orientações em relação ao dossel, incluindo capturas verticais, ascendentes e por vídeo. As imagens e vídeos foram analisados no aplicativo Canopeo, para obtenção da cobertura de dossel verde fracionada (CDVF). As imagens por vídeo e câmera de celular, a distâncias de 0,8 e 1,0 m do dossel da cultura, respectivamente, destacaram-se como as mais eficazes na estimativa da interceptação de radiação e iPAR por meio da CDVF.
PALAVRAS-CHAVE: Glycine max, eficiência de uso de radiação, cobertura de dossel verde fracionada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.