Estimativa de interceptação de radiação e radiação fotossinteticamente ativa interceptada na cultura da soja usando imagens de smartphone

Autores

  • Diecson Ruy Orsolin da Silva
  • Fernanda Trentin
  • Claudir José Basso
  • Gizelli Moiano de Paula

Resumo

A obtenção de parâmetros como cobertura de dossel, índice de área foliar, interceptação de radiação e radiação fotossinteticamente ativa interceptada (iPAR) em culturas como a soja geralmente envolve métodos caros e demorados. Objetivou-se identificar o melhor método de captura de imagens via smartphone para estimar a porcentagem de interceptação de radiação, iPAR e eficiência de uso da radiação na cultura da soja. As imagens foram obtidas utilizando-se smartphone posicionado em diferentes alturas, ângulos e orientações em relação ao dossel, incluindo capturas verticais, ascendentes e por vídeo. As imagens e vídeos foram analisados no aplicativo Canopeo, para obtenção da cobertura de dossel verde fracionada (CDVF). As imagens por vídeo e câmera de celular, a distâncias de 0,8 e 1,0 m do dossel da cultura, respectivamente, destacaram-se como as mais eficazes na estimativa da interceptação de radiação e iPAR por meio da CDVF.

PALAVRAS-CHAVE: Glycine max, eficiência de uso de radiação, cobertura de dossel verde fracionada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21-01-2026

Como Citar

SILVA, Diecson Ruy Orsolin da; TRENTIN, Fernanda; BASSO, Claudir José; PAULA, Gizelli Moiano de. Estimativa de interceptação de radiação e radiação fotossinteticamente ativa interceptada na cultura da soja usando imagens de smartphone. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 56, p. e83915, 2026. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/83915. Acesso em: 26 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigo Científico