Características agronômicas e qualitativas de alface baby leaf em função da densidade de plantio em sistema hidropônico flutuante
Resumo
A densidade de plantio deve ser prioridade no aprimoramento da técnica de cultivo de hortaliças baby leaf, pois influencia nas características morfofisiológicas. Objetivou-se avaliar sete densidades de plantio (408-2.856 plantas m-2) no crescimento, produtividade e qualidade de alface ‘Vanda’ baby leaf, em cultivo hidropônico floating. Realizaram-se dois experimentos, em delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições. O comprimento das folhas teve incremento inicial seguido de redução nas maiores densidades de plantio, enquanto as massas fresca e seca diminuíram. A produtividade, por sua vez, aumentou 215 e 372 % entre a menor e maior densidade de plantio nos experimentos 1 e 2, respectivamente. Com relação à qualidade da baby leaf, os teores de cálcio e magnésio não apresentaram padrão de resposta nas duas épocas de cultivo, enquanto os teores de potássio e zinco aumentaram e o teor de ferro diminuiu com o incremento na densidade de plantio nas duas épocas. O teor de vitamina C aumentou, enquanto os de clorofila e carotenoides diminuíram com o aumento da densidade de plantio.
PALAVRAS-CHAVE: Lactuca sativa, sistema hidropônico de flutuação, cultivo protegido, cultivo sem solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.