Características agronômicas e qualitativas de alface baby leaf em função da densidade de plantio em sistema hidropônico flutuante

Autores

  • Gildeon Santos Brito
  • Fernanda Abduche Galvão Pimentel
  • Arthur Bernardes Cecílio Filho
  • Gean Rodrigues Rossi
  • Alexandre Rinaldi Humel Júnior
  • Gabriel Mangeti Barreto Mourão

Resumo

A densidade de plantio deve ser prioridade no aprimoramento da técnica de cultivo de hortaliças baby leaf, pois influencia nas características morfofisiológicas. Objetivou-se avaliar sete densidades de plantio (408-2.856 plantas m-2) no crescimento, produtividade e qualidade de alface ‘Vanda’ baby leaf, em cultivo hidropônico floating. Realizaram-se dois experimentos, em delineamento de blocos ao acaso, com quatro repetições. O comprimento das folhas teve incremento inicial seguido de redução nas maiores densidades de plantio, enquanto as massas fresca e seca diminuíram. A produtividade, por sua vez, aumentou 215 e 372 % entre a menor e maior densidade de plantio nos experimentos 1 e 2, respectivamente. Com relação à qualidade da baby leaf, os teores de cálcio e magnésio não apresentaram padrão de resposta nas duas épocas de cultivo, enquanto os teores de potássio e zinco aumentaram e o teor de ferro diminuiu com o incremento na densidade de plantio nas duas épocas. O teor de vitamina C aumentou, enquanto os de clorofila e carotenoides diminuíram com o aumento da densidade de plantio.

PALAVRAS-CHAVE: Lactuca sativa, sistema hidropônico de flutuação, cultivo protegido, cultivo sem solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-10-2025

Como Citar

BRITO, Gildeon Santos; PIMENTEL, Fernanda Abduche Galvão; CECÍLIO FILHO, Arthur Bernardes; ROSSI, Gean Rodrigues; HUMEL JÚNIOR, Alexandre Rinaldi; MOURÃO, Gabriel Mangeti Barreto. Características agronômicas e qualitativas de alface baby leaf em função da densidade de plantio em sistema hidropônico flutuante. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, p. e83809, 2025. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/83809. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico