O manejo de Rotylenchulus reniformis na cultura da soja impacta positivamente na produtividade do algodão cultivado em sucessão

Autores

  • Rosângela Aparecida Silva
  • Juliana Nunes Oliveira
  • Guilherme Lafourcade Asmus

Resumo

O nematoide Rotylenchulus reniformis se multiplica eficientemente nas raízes da soja, aumentando o inóculo em solos cultivados subsequentemente com algodão. Objetivou-se avaliar o efeito do uso de cultivares de soja resistentes ao nematoide, combinado com nematicidas químicos, fitoquímicos ou biológicos, na população do nematoide no solo e na produtividade do algodão cultivado em sucessão à soja. Dois experimentos foram conduzidos em áreas naturalmente infestadas, empregando-se delineamento fatorial (cultivares × nematicidas). Houve redução na densidade populacional de R. reniformis no solo devido ao cultivo da variedade de soja resistente a nematoides, com repercussões positivas na produtividade do algodão cultivado em sucessão. Não foram observados efeitos significativos dos nematicidas químicos, fitoquímicos ou biológicos sobre R. reniformis ou sobre a produtividade do algodão, quando cultivado após a soja resistente ao nematoide.

PALAVRAS-CHAVE: Gossypium hirsutum, Glycine max, nematoide reniforme, cultivares resistentes, nematicidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-08-2025

Como Citar

SILVA, Rosângela Aparecida; OLIVEIRA, Juliana Nunes; ASMUS, Guilherme Lafourcade. O manejo de Rotylenchulus reniformis na cultura da soja impacta positivamente na produtividade do algodão cultivado em sucessão. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, p. e82360, 2025. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/82360. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico