O manejo de Rotylenchulus reniformis na cultura da soja impacta positivamente na produtividade do algodão cultivado em sucessão
Resumo
O nematoide Rotylenchulus reniformis se multiplica eficientemente nas raízes da soja, aumentando o inóculo em solos cultivados subsequentemente com algodão. Objetivou-se avaliar o efeito do uso de cultivares de soja resistentes ao nematoide, combinado com nematicidas químicos, fitoquímicos ou biológicos, na população do nematoide no solo e na produtividade do algodão cultivado em sucessão à soja. Dois experimentos foram conduzidos em áreas naturalmente infestadas, empregando-se delineamento fatorial (cultivares × nematicidas). Houve redução na densidade populacional de R. reniformis no solo devido ao cultivo da variedade de soja resistente a nematoides, com repercussões positivas na produtividade do algodão cultivado em sucessão. Não foram observados efeitos significativos dos nematicidas químicos, fitoquímicos ou biológicos sobre R. reniformis ou sobre a produtividade do algodão, quando cultivado após a soja resistente ao nematoide.
PALAVRAS-CHAVE: Gossypium hirsutum, Glycine max, nematoide reniforme, cultivares resistentes, nematicidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na revista PAT, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação. Por outro lado, os autores ficam autorizados a publicar seus artigos, simultaneamente, em repositórios da instituição de sua origem, desde que citada a fonte da publicação original na revista PAT.