Divergência morfoagronômica entre genótipos de espinafre-da-amazônia

Autores

  • Davair Lopes Teixeira Júnior
  • Vanderley Borges dos Santos
  • Lidianne Assis Silva
  • Almecina Balbino Ferreira
  • Joaes Alves da Silva Pereira

Resumo

O espinafre-da-amazônia é uma planta alimentícia não convencional com grande potencial de produção e excelentes propriedades nutritivas. Objetivou-se verificar a divergência genética entre 16 genótipos de espinafre-da-amazônia com base em caracteres morfoagronômicos. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos ao acaso, com 16 tratamentos e quatro repetições. Os genótipos AM-7 e AP-1 se destacaram por apresentar valores superiores para características importantes, o que os torna promissores para a formação de genótipos superiores em futuros trabalhos de melhoramento genético. O método de agrupamento de Tocher levou à formação de grupos distintos, corroborando a existência de variabilidade genética entre os genótipos.

PALAVRAS-CHAVE: Alternanthera sessilis (L.) DC, variabilidade genética, planta alimentícia não convencional, dissimilaridade genética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2025

Como Citar

TEIXEIRA JÚNIOR, Davair Lopes; SANTOS, Vanderley Borges dos; SILVA, Lidianne Assis; FERREIRA, Almecina Balbino; PEREIRA, Joaes Alves da Silva. Divergência morfoagronômica entre genótipos de espinafre-da-amazônia. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, p. e82332, 2025. Disponível em: https://revistas.ufg.br/pat/article/view/82332. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigo Científico